ARTE E CONHECIMENTO

Você já pensou nas diversas formas que o homem utiliza para conhecer o mundo?

Preste atenção em uma árvore, se utilizar o pensamento científico, você vai pensar na semente que conteve as informações genéticas da árvore, em sua classificação botânica, na foto-síntese, na floração, nas folhas com propriedades químicas, farmacológicas, etc., porém se você observar a mesma árvore com um olhar sensível (artístico) ela pode  produzir emoções, fazer você se recordar de experiências que teve na infância, pode te levar a tocar em seu tronco para sentir sua rugosidade, visualizar as tonalidades de verdes em suas folhas, sua forma, etc.

Lone_Tree_1600

Então, podemos concluir que a forma de conhecimento sensível para compreender o mundo, utiliza as sensações (visão, tato, olfato, paladar, audição) para experimentar (conhecimento empírico) o mundo. E, a partir destas experiências,  produzir poéticas (pinturas, desenhos, movimentos corporais, esculturas, fotografias, etc).

É como se o artista no seu tempo e espaço dentro da história, tivesse uma antena parabólica para poder captar e interpretar a realidade, transformando essas sensações em produções artísticas e, quando outras pessoas observam essas produções podem, através da  percepção, imaginação e referências de mundo, fluir (participar) de uma experiência estética. Volte a olhar a fotografia da árvore.

Estética vem do grego “aisthesis” que quer dizer sensações (relativas ou não a beleza) e portanto o indivíduo que pode sentir (estesia) o mundo, não está anestesiado.

A ARTE IMITA A REALIDADE?

Muita gente acredita que uma boa pintura é aquela onde o artista utilizando de maneira eficiente uma determinada técnica (lápis, tinta a óleo, guache, giz de cera, etc), representa de forma fiel a realidade percebida pelos seus sentidos, isto é, imitando (mimesis) a natureza ou a realidade.

Embora na arte acadêmica, podemos perceber o domínio da técnica pelo artista, a sua pintura jamais imita a realidade, por que quando  percebe o mundo, o artista percebe a partir de sua visão de mundo, de sua experiência pessoal em determinado momento da história, considerando sua personalidade, os caminhos (trajetória) que busca para expressar sua poética (linhas, cores, formas, suporte material, etc).

Um exemplo, ao representar (estar no lugar de algo) uma árvore, o artista não imita a realidade, mas estabelece uma analogia (semelhança) que nos lembra o objeto conhecido, mas que é reinterpretado pelo artista, através de sua produção artística.

1-tree  Mondrian Gray Tree 1911

Desenho Acadêmico                                          Gray Tree (PietMondrian -1911)

E, somente entendendo o artista e sua arte, como fruto de sua época, podemos compreender a trajetória (caminhos) de sua produção e as transformações estilísticas através dos tempos (renascimento,  barroco, impressionismo, cubismo, pop arte, etc).

Imaginem se a cantora Madona vivesse na época do Leonardo da Vinci? Que tipo de música ela cantaria, que roupas usaria para se apresentar, a maneira de dançar, o penteado dos cabelos, etc.

Gostaria de reforçar que, o ser humano produz arte para comunicar sua impressão pessoal sobre a realidade e, ao fazer isso (ao produzir uma música por exemplo) ele nos leva a contemplar a beleza na melodia, a um certo estranhamento na poesia da letra ou a pensar sobre coisas que se encontram banalizadas em um mundo marcado pela velocidade e pela falta de tempo.

Afinal uma das características que nos identifica enquanto humanos, demasiado humanos é a produção simbólica no universo das artes, através dos tempos.

                                                                                                                             Prof. Paulo.

Anúncios

Sobre urupespc

Sou professor de artes e design gráfico, gosto de tudo relacionado ao universo das artes.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s